O momento de requerer a aposentadoria especial sempre foi muito aguardado pelos trabalhadores que exercem atividades periculosas e insalubres.
Isso porque este é um dos benefícios mais vantajosos concedidos pelo INSS.
Porém, a Previdência Social é uma área muito complexa e cheia de requisitos muito específicos, ainda mais depois da Reforma da Previdência de 2019.
Qualquer errinho que fere as políticas e normas da previdência pode resultar na não concessão do benefício ao trabalhador.
Mas, calma!
Este post pretende te ajudar com algumas dicas de planejamento e te orientar sobre a importância de ter um bom advogado previdenciário na hora de acessar o benefício.
Pois aqui você vai encontrar:
- 1. Qual a importância de um bom planejamento antes de requerer a aposentadoria especial?
- 2.Quais os principais motivos que levam o INSS a negar um pedido de aposentadoria especial?
- 3. Qual a importância do advogado previdenciário na hora de solicitar a aposentadoria especial?
Tenha uma boa leitura!
1. Qual a importância de um bom planejamento antes de requerer a aposentadoria especial?
Infelizmente, a falta de planejamento é uma realidade entre os trabalhadores que contribuem com o INSS.
Isso porque alguns pensam que basta contribuir em cima de um salário-mínimo a vida toda e recolher sobre o Teto do INSS nos últimos anos. E desse modo, quando chegar a hora de solicitar sua aposentadoria especial, tudo vai ocorrer da melhor forma, sem grandes problemas.
Porém, não é bem assim, o caminho é um pouco mais longo!
Com cuidado, atenção às exigências do órgão administrativo e ao lado de um bom profissional que te oriente da melhor forma sobre os processos da Previdência Social fica mais fácil de trilhar.
Tudo isso está envolvido no processo de se planejar com antecedência.
Entender em quais categorias você se encaixa, quais documentos são necessários, quais os requisitos exigidos pelo INSS, para dessa maneira traçar a melhor estratégia para obter a melhor aposentadoria especial.
Quer um exemplo prático disso?
Alguns trabalhadores têm o direito à aposentadoria especial, mas não reúnem a documentação que o INSS exige para comprovar esse direito.
Não adianta trabalhar em uma função que lhe garanta esse benefício se você não tiver, em mãos, nada que comprove a insalubridade da função.
Um bom planejamento vai garantir que você:
- Tenha todos os documentos necessários em mãos
- Aposente-se na modalidade e no momento certos
- Contribua corretamente com o INSS
- Compreenda os prazos
- Entenda as mudanças e atualizações das regras da previdência
- Saiba como calcular seu benefício
- Não perca a sua aposentadoria
São vantagens muito significativas, que garantem que o trabalhador se aposente de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível.
Muito bacana, não é mesmo?
Agora atenção: o melhor planejamento é aquele que te deixa preparado para tudo.
Por isso, vamos entender por quais motivos o INSS pode negar uma aposentadoria especial!
2.Quais os principais motivos que levam o INSS a negar um pedido de aposentadoria especial?
Por mais que a Aposentadoria Especial tenha sido um benefício cheio de vantagens Pré-Reforma, existe um contraponto nela.
Muitas solicitações de aposentadoria nessa modalidade são negadas porque o INSS não consegue reconhecer durante o processo de recolhimento da documentação o tempo de atividade especial do trabalhador e o grau da insalubridade.
Os principais argumentos que o administrativo utiliza são:
- Não havia nada que comprove contato habitual com o agente nocivo
- O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) do segurado não atestava insalubridade/periculosidade na atividade em questão
- O PPP do segurado estava incompleto
- Incerteza sobre o grau de insalubridade da função
Viu só?
Administrativamente, estes pontos pesam muito na hora de indeferir o pedido de aposentadoria especial.
Por isso é tão importante elaborar um bom planejamento, consultar um especialista e, assim, ter uma documentação completa e uma estratégia bem pensada.
E lembre-se: você não precisa fazer tudo isso sozinho!
Entenda a seguir como um especialista pode ajudar a sua aposentadoria ser deferida pelo INSS nas melhores condições possíveis.
Vamos lá?
3. Qual a importância do advogado previdenciário na hora de solicitar a aposentadoria especial?
Requerer uma aposentadoria especial deve ser um momento que traga conforto e segurança para o trabalhador, com a garantia de que ele está recebendo o valor correto, dentro dos parâmetros legais.
Não é mesmo?
O único profissional que tem o poder de tornar isso possível é o Advogado Previdenciário.
Porém, muitas vezes a ideia de contratar um advogado só ocorre em situações extremas, como no caso de uma ação judicial.
Não se engane!
Esse profissional pode ser a peça chave para você solicitar sua aposentadoria especial e reunir seus documentos com a segurança e tranquilidade jurídica que só um especialista na área pode oferecer.
E tem mais: a contratação de um advogado previdenciário para fazer o pedido junto ao INSS evita não só as falhas comuns em solicitações de aposentadoria, como também pode evitar que o requerimento se prolongue na fila do INSS mais do que o esperado.
E, principalmente, que a instituição negue seu benefício por inconsistência ou ausência de informação.
E ninguém quer passar por essa situação, não é mesmo?
Por isso, o melhor conselho é se planejar junto a um profissional especializado. Pois é ele que vai realizar um estudo completo da singularidade de cada caso e a partir disso vai traçar o melhor para você.
Com um excelente profissional ao seu lado, os riscos vão diminuir significativamente, vai por mim!
Pois, além de permitir estabelecer um ótimo planejamento financeiro, ajudar na elaboração dos cálculos de tempo, riscos e do valor do benefício, eles também têm o conhecimento necessário para garantir segurança em todas as questões legais e documentais que envolvem a previdência social.
Conclusão
Viu só? Ter a orientação de um excelente profissional na hora de solicitar sua aposentadoria especial aumenta significativamente suas chances de ter o benefício deferido!
Por isso, se você já quer começar a dar entrada em sua aposentadoria especial, não deixe de entrar em contato com um escritório de advocacia especializado!
Tenho certeza que agora você já sabe que esse é o melhor caminho para resguardar todos os direitos.
Pois aqui você viu:
- O quão é importante ter planejamento na hora de solicitar a aposentadoria especial
- Quais os principais motivos que levam o INSS a negar o benefício
Caso surjam novas dúvidas, fale com a gente!
Até a próxima.